quinta-feira, 21 de março de 2013

Escolhendo o local para o seu casamento

O post de hoje é totalmente inspirado no dilema que uma de minhas clientes está vivenciando: A escolha do local.

Após visitarmos 8 locais diferentes (onde todos eram potenciais), reduzimos a nossa lista para apenas 2! Nossa, mas porque tão pouco? Pois bem minhas amigas, essa é uma escolha difícil e nem sempre aquele local que você amou pelo site vai ser a mesma coisa ao vivo. Por isso que o ideal é visitar vários locais e ponderar todos os aspectos para fazer uma escolha sensata e coerente.

Mas que aspectos são esses? (imagino que vocês estão se perguntando... rsrs). 

Existem muitos e estes vão depender de caso a caso, mas acredito que os pontos que listarei abaixo irão auxiliar de maneira geral a escolha do lugar para “o grande dia” e podem ser aplicados indiscriminadamente.

1) NÚMERO DE CONVIDADOS:

É muito importante considerar quantas pessoas serão convidadas e a capacidade do local da festa (e em alguns casos, da cerimônia) para não ficar desproporcional. Da mesma forma que colocar 150 pessoas em um espaço para 100 fica inviável por questões de leis da física, colocar 150 em um espaço para 500 também não é esteticamente bonito. Então a palavra de ordem é: coerência! De nada adianta um espaço lindo, mas que não comporte seus convidados de maneira confortável, com espaço pra circulação etc. Já no oposto, se o orçamento não permite diversos itens decorativos para preencher o espaço, considere um local menor.

2) CONSERVAÇÃO / APARÊNCIA: 

     A conservação do local é importantíssima na hora de se escolher onde seu casamento será realizado. Por isso é importante fazer uma visita crítica ao local e observar detalhes como: pintura das paredes, conservação do piso, janelas, portas, cortinas, iluminação etc. Muitas vezes as noivas examinam apenas o todo, vislumbradas com o local dos sonhos e deixando passar detalhes superimportantes como esses. Um local que não seja naturalmente bem cuidado/bonito vai requer maiores esforços para se tornar um local encantador, leia-se: gastar mais com a decoração!

3) LOCALIZAÇÃO E COMODIDADE:

Um bom anfitrião sempre se preocupa com a comodidade de seus convidados. Com isso em mente, pondere se o local que você deseja realizar seu casamento é de fácil acesso (tanto para os que irão de carro, quanto para os que utilizaram outros meios de transporte) e se há facilidade de estacionamento. Isso evita que os convidados cheguem frustrados ou deixem de por conta deste item. Neste ponto também cabe à questão de barulho; se o espaço escolhido possui uma área muito aberta, ruídos da rua podem atrapalhar uma cerimônia no local, por exemplo.

4) IMPOSIÇÕES/ TAXAS EXTRAS:

Não é raro alguns clubes cobrarem diversas taxas para aluguel do espaço, valores estes que não estão incluídos no preço final ou que não são informados. Então, antes de se empolgar com aquele clube MA-RA-VI-LHO-SO, verifique se existe alguma taxa extra à ser cobrada, como por exemplo: Ar condicionado, gerador, cozinha, apoio, seguranças, iluminação, vagas etc. Essas taxas podem encarecer muito o valor final de um espaço, portanto, fique atenta(o)! Não obstante,existem ainda locais que exigem que determinados serviços sejam feitos apenas com os fornecedores indicados por eles, no que na maioria dos casos não é algo ruim. Mas é importante verificar as referências desse fornecedor e também se este agrada, principalmente quando for um item mais primordial, como Buffet por exemplo. Deguste, busque referências, se informe. Só depois tome uma decisão - vale a pena este espaço ou se é melhor buscar outro onde sua escolha possa ser mais livre?

5)  ESCUTE SEU ASSESSOR / OPINIÃO:

Muitas vezes nós, assessores e gestores de eventos, sabemos pela nossa experiência e visão crítica que um local pode não ser adequado ao seu casamento. Buscamos sempre orientar vocês para que tudo ocorra da melhor forma possível e se muitas vezes insistimos em determinados pontos, o intuito não é de impor nossas vontades, mas sim de direcionar suas decisões para que elas sejam racionais e não somente pelas emoções. Caso você não tenho o auxilio de um assessor, busque a opinião de algum profissional que está envolvido no seu casamento, de alguma amiga que tenha experiência ou de qualquer outra pessoa menos envolvida emocionalmente nos planejamentos. Tais pessoas podem lhe auxiliar com uma visão diferente e ponderar itens que você pode ter ignorado, fazendo-lhe refletir sobre algumas das dicas que mencionei acima.

Pense, pondere e reflita e depoooooooooooois, decida!

Have a nice day! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário